Dia 1
Amsterdam: Chegada a Amsterdam. Recepção no aeroporto e traslado privativo ao hotel.
Dia 2
Amsterdam: Café da manhã no hotel. Dia livre.
Dia 3
Amsterdam: Café da manhã no hotel. Dia livre.
Dia 4
Amsterdam — São Petersburgo: Café da manhã no hotel. Traslado ao aeroporto para embarque em voo com destino a Russia. Chegada a São Petersburgo e traslado ao hotel. Tarde e noite livres.
Dia 5
São Petersburgo: Café da manhã no hotel.
Visita panorâmica de São Petersburgo. Janela da Rússia para a Europa, Veneza do Norte, Cidade-Museu… Seja qual for o título que se der, São Petersburgo é uma cidade que você precisa conhecer! Construída sobre água e lama em 1703 pelo Czar Pedro, “o Grande”, esta magnífica cidade Báltica cativa os visitantes. Suntuosos palácios, pontes elegantes e majestosos paredões de granito refletidos em seus rios e canais que cruzam as ruas. Sua beleza e riqueza deixam o viajante sem palavras.
Hoje São Petersburgo é uma cidade vibrante e dinâmica e, com seus 5 milhões de habitantes, é a quarta cidade da Europa. É também a cidade mais visitada na Rússia. Além de sua maravilhosa herança cultural, oferece aos visitantes uma impressionante gama de atividades durante todo o ano.
Visita totalmente guiada em português, entrando em contato com a cidade, seu centro histórico e seus principais monumentos. Poderemos apreciar a Avenida Nevsky, com seus edifícios de prestígio: Palácios Anitchkov, Stroganov e Belozersky, igrejas luteranas, Católica e Armênia, a Catedral Ortodoxa de Nossa Senhora de Kazan, edifícios Eliseev, Mertens e Singer… Atravessaremos o rio Fontanka, que cruza o centro da cidade, assim como o rio Moika e o canal Griboyedov. Sobre esse último, encontra-se a famosa Igreja de São Salvador sobre o Sangue Derramado, de inconfundível estilo russo, com suas cúpulas multicoloridas e douradas em forma de bulbo. O antigo Palácio de Inverno, imponente residência dos czares, transformado no Museu Hermitage, dominando desde sua fachada norte, o curso do majestoso Neva. Do outro lado do rio encontra-se a inconfundível silhueta da Fortaleza de Pedro e Paulo. Não muito longe está a Casa de Pedro, “o Grande”: desta modesta casa de madeira, o Czar acompanhava o desenvolvimento da construção de “sua” cidade, entre 1703 e 1708. Na Ilha Vassilievski encontram-se a Strelka, o Palácio Menshikov e o edifício histórico da Universidade. Passaremos em frente ao Ministério da Marinha, com sua imponente flecha dourada, símbolo da marinha russa, em que Pedro, “o Grande”, queria construir seu império. Veremos sua estátua em frente ao edifício do Senado e da Catedral de São Isaac, com suas enormes colunas de granito vermelho da Finlândia e a praça Teatrálnaya, que abriga os edifícios do Conservatório e do famoso Teatro Mariinsky. Concluiremos o passeio em frente à bela Catedral Naval de São Nicholas, rodeada por canais. Pequeno passeio pelo bairro de Dostoiévski com visita ao Mercado Kuznechny, localizado numa das áreas mais antigas de São Petersburgo, é um dos mais famosos da cidade, sendo, sem dúvida, o favorito da população.
Almoço. Tempo livre. Jantar no hotel.
Dia 6
São Petersburgo: Café da manhã no hotel. Manhã livre. Almoço.
Visita ao Museu Hermitage. O magnífico Museu Hermitage é a atração principal de São Petersburgo. Ele está localizado no Palácio de Inverno, antiga residência dos czares, e três outros edifícios adjacentes ao longo do Neva. O Hermitage é o maior museu da Rússia e um dos mais importantes do mundo.
Pequeno passeio pelo bairro do Palácio. Já se passaram quase dois séculos desde a trágica morte do escritor mais famoso e admirado da Rússia, mas os russos ainda leem suas obras e admiram Pushkin. Atravessaremos o romântico Canal de Inverno e passaremos pelo antigo edifício da Cavalaria da Guarda.
Jantar no hotel.
Dia 7
São Petersburgo — Moscou: Café da manhã no hotel.
Excursão à Pavlovsk e visita ao Palácio de Paulo e Parque. O Palácio de Pavlovsk foi um presente de Catarina, “a Grande”, para seu filho Paulo, o futuro Czar Paulo I em 1777. O grande parque de 600 hectares, terreno de caça originalmente imperial, é uma obra-prima da arquitetura paisagística na Europa.
Visita ao Parque de Catarina em Pushkin. A pequena cidade de Pushkin, localizada a 30 km ao sul de São Petersburgo, foi assim nomeada em homenagem ao maior poeta russo. Poderemos passear pelos bosques de bétulas, lagos e lagoas, córregos, pontes, esculturas, gazebos… A beleza inesquecível do lugar foi descrita por inúmeros poetas e artistas.
Regresso a São Petersburgo, almoço e traslado à estação ferroviária. Saída para Moscou em trem de alta velocidade “Sapsan”. Chegada a Moscou, traslado ao hotel, acomodação e jantar.
Dia 8
Moscou: Café da manhã no hotel.
Visita panorâmica de Moscou. Vibrante, moderna e dinâmica até o extremo, a capital russa é um destino cultural de primeira classe. Esta metrópole acelerada hospeda o famoso Bolshoi e o grandioso Kremlin. Moscou é a maior cidade na Rússia e da Europa, com mais de 12 milhões de habitantes.
Visita totalmente guiada em português, proporcionando um contato perfeito com a cidade, o seu centro histórico e seus principais monumentos. Através de amplas avenidas como a famosa Tverskaya, chegaremos à “Colina dos Pardais“, coroada pelo famoso arranha-céu de inspiração estalinista onde encontra-se a Universidade Lomonosov. A partir deste ponto poderemos admirar uma vista esplêndida da cidade. Contemplaremos o exterior do famoso Mosteiro Novodiévichi e seu lago, que inspirou Tchaikovsky em “O Lago dos Cisnes” e veremos o Parque da Vitória, construído após a Segunda Guerra Mundial. Cruzaremos as avenidas que margeiam o rio Moskva com vista para a “Casa Branca“, sede do governo russo. Continuaremos o passeio pela rua Arbat, um lugar de encontro preferido dos moscovitas, uma movimentada rua de pedestres no coração da Cidade Velha. É também chamada de “Montmartre Russa”, pois está localizado em um bairro boêmio, onde muitos artistas viveram anteriormente. Ainda hoje é frequentada por muitos pintores e artistas de rua. Passaremos em frente à Catedral de São Salvador, o edifício “Duma” ou Parlamento Russo, o famoso Teatro Bolshoi e o imponente edifício “Lubyanka“, sede da antiga KGB. Continuaremos pelas ruas do antigo bairro “Kitai -Gorod” e suas pequenas igrejas. Finalmente, chegaremos à Praça Vermelha, declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, chamada assim por causa da cor dos tijolos dos edifícios que a cercam: o Museu de História, as muralhas do Kremlin e a Catedral de São Basílio, com suas famosas cúpulas multicoloridas em forma de bulbo. Na Praça Vermelha fica o Mausoléu de Lenin onde o exército russo desfila nas muitas festas que acontecem durante todo o ano.
Pequena degustação de vodka. Para entender melhor a origem e a história desta bebida tão popular na Rússia, faremos uma pequena degustação de vodka.
Visita exterior ao Mosteiro de Novodevichy. O Mosteiro de Novodevichy (“Novas Donzelas”), declarado Patrimônio Mundial pela Unesco, é um dos mais bonitos da Rússia.
Almoço.
Passeio a pé pelo Centro Histórico. Começaremos nosso passeio pela Praça Manézhnaya, antigo mercado de gado, onde ficavam os estábulos da cavalaria imperial. Passaremos ao lado do “marco zero da Rússia“, e seguiremos admirando as fachadas Art Nouveau dos luxuosos Hotéis National e Metropolitano. Vamos parar em frente ao prédio da “Duma” ou Parlamento Russo. Admiraremos o famoso Teatro Bolshoi e o imponente edifício da “Lubyanka“, sede da antiga KGB. Passaremos pelas ruas do bairro antigo de comerciantes “Kitai–Gorod” com suas pequenas catedrais, como a de Nossa Senhora de Kazan e a de Santa Epifânia. Entraremos nas galerias comerciais “GUM”, muito famosas e históricas, hoje transformadas em templos de luxo. Chegaremos então à Praça Vermelha, declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Terminaremos a caminhada ao longo das muralhas do Kremlin.
Visita ao Metrô de Moscou. Inaugurado em 15 de maio 1935 pelo governo soviético como um símbolo do progresso tecnológico e industrial do sistema político, o metrô de Moscou era conhecido como o “Palácio do Povo”.
Traslado ao hotel. Jantar no hotel.
Dia 9
Moscou: Café da manhã no hotel.
Visita ao Kremlin e suas Catedrais. A palavra “Kremlin” significa fortaleza em russo. Na antiga Rússia, em todas as cidades de importância foi erguida uma fortaleza dentro da qual ficava o centro militar, civil e religioso, assim como as principais igrejas e catedrais.
Almoço.
Visita à Catedral de São Salvador. Esta impressionante catedral foi a maior igreja ortodoxa já construída, erguida para comemorar a vitória russa contra as tropas de Napoleão.
Visita ao Bairro “Outubro Vermelho”. A lendária fábrica de chocolates Outubro Vermelho foi construída em 1862, às margens do rio Moscova. O famoso edifício de tijolo vermelho em frente à catedral de São Salvador foi ampliado e construídos alojamentos para os trabalhadores e edifícios administrativos. Logo tornou-se um ícone de Moscou, com seu aroma de chocolate estendendo-se pelo centro da capital.
Passeio pelo Bairro Zamoskvorechye. Este é um bairro histórico único, localizado ao sul do Kremlin de Moscou, separado pelo Rio Moscova. É um bairro diferente de qualquer outro na capital: aqui ainda permanecem as belas casas tradicionais, e cada rua abriga uma igreja, que em outras partes de Moscou foram destruídas pelos comunistas.
Visita à Galeria Tretyakov. Esta incomparável galeria de arte foi nomeada assim em honra a seu fundador, o famoso comerciante Pavel Tretyakov (1832-1898), grande patrono russo do século XIX.
Jantar em hotel.
Dia 10
Moscou: Café da manhã no hotel.
Excursão a Sergiyev Posad e visita ao Mosteiro. Localizado cerca de 70 km a nordeste da capital russa, na rota imperial do “Anel de Ouro”, Sergiyev Posad (Zagorsk anteriormente) é um dos mais importantes centros da religião ortodoxa. Sergiyev Posad foi declarada Patrimônio Mundial pela Unesco.
Almoço.
Visita a Izmailovo. Localizada a uma curta distância de Moscou, Izmailovo é famosa por seu grande mercado, onde tudo pode ser encontrado, desde pequenas lembranças e itens que não valem mais do que alguns rublos, até as peças refinadas dos melhores artesãos. Você também poderá admirar vários edifícios que representam a arquitetura russa tradicional, tanto em pedra como em madeira.
Visita ao Monumento aos Conquistadores do Espaço e à Avenida dos Cosmonautas. Localizada no Centro de Exposições “All Russia” (VDNKh), a Avenida dos Cosmonautas é uma grande avenida para pedestres, repleta de estátuas decorativas dedicadas às principais personalidades da conquista espacial soviética e russa.
Visita ao Centro de Exposições VDNKh e sua famosa arquitetura soviética. Curta visita guiada ao Centro de Exposições “VDNKH”, para admirar a sua característica arquitetura soviética.
Jantar no hotel.
Dia 11
Moscou: Café da manhã no hotel. Traslado de saída para aeroporto.
O pacote inclui
* 3 noites em Amsterdam em hotel 3*Sup com café da manhã
* Traslados de chegada e saída em Amsterdam
* 4 noites em São Petersburgo + 3 noites em Moscou em hotéis 4*Sup
* Serviço de guia oficial local em português durante os passeios
* 7 cafés da manhã + 6 almoços + 6 jantares na Rússia
* Chá/café e água mineral nas refeições
* Bilhete de São Petersburgo a Moscou no trem de alta velocidade “Sapsan”
* Visita ao Museu Hermitage e pequeno passeio pelo bairro do Palácio
* Excursão a Pavlovsk e visita ao Palácio de Paulo e Parque + visita ao Parque de Catarina em Pushkin
* Passeio a pé no Centro Histórico + visita ao Metrô de Moscou
* Visita ao Kremlin e suas Catedrais + visita da Catedral do Cristo Redentor + visita do bairro “Outubro Vermelho” + visita do bairro “Zamoskvorechye” + visita à Galeria Tretyakov
* Excursão a Sergiyev Posad (“Vaticano Russo”) com visita ao Mosteiro + visita à Izmailovo e ao seu famoso mercado + visita ao Monumento aos Conquistadores do Espaço e à Avenida dos Cosmonautas + visita ao Centro de Exposições “VDNKh” e sua famosa arquitetura soviética
* Seguro pelo período completo da viagem
* Kit viagem da Operadora Ponto Com