Dia 1: terça-feira
Erevan (Armênia): Chegada ao aeroporto internacional de Zvartnots. Traslado para o hotel. Hospedagem no hotel.
Dia 2: quarta-feira
Erevan: Excursão pela cidade de Erevan. De manhã, encontro com o guia. Começo do tour da cidade de Erevan. Visita à fábrica dos Tapetes Megeriana e a Tsitsernakaberd. Caminhada pelo Memorial Park e pelo Museu das Vítimas de Genocídio e visita ao Mercado de Frutas. Hospedagem em Erevan.
Dia 3: quinta-feira
Erevan – Geghard – Garni – Lago Sevan – Erevan: Continuaremos em direção ao mosteiro de Geghard, declarado Patrimônio Mundial pela Unesco. O Mosteiro de Geghard é a obra-prima insuperável da arquitetura armênia do século 13. Algumas das igrejas do complexo são magistralmente esculpidas em uma enorme rocha. Devido à sua construção e acústica, Geghardavank é o melhor lugar para cantar canções espirituais. O complexo é rico em ornamentos esculturais sutis e muitos jachkars notáveis (cruz de pedra). A partida para o Templo Garni, que se eleva em uma camada triangular, é o único exemplo da cultura pagã que sobreviveu na Armênia. Depois de adotar o cristianismo no ano 301, o templo pagão perdeu sua importância e a fortaleza de Garni tornou-se a residência de verão dos reis armênios. Ainda hoje as ruínas do palácio real e os banhos com um impressionante trabalho em mosaico são preservados perto do templo. Continue até o Lago Sevan, a cerca de 70 quilômetros ao norte de Erevan. Lago Sevan é um dos maiores lagos de água doce alpino-montanhosa do mundo. A beleza da paisagem e a água cristalina são condições boas para um excelente descanso. O lago também é famoso por sua península e complexo da igreja medieval construída no ano 874. Retorno a Erevan. Hospedagem no hotel.
Dia 4: sexta-feira
Erevan – Khor Virap – Echmiadzin – Zvartnots – Erevan: Visita ao Mosteiro de Khor-Virap, cuja importância está ligada a Gregório, o Iluminador, que introduziu o Cristianismo na Armênia. É uma obra-prima maravilhosa localizada no topo de uma colina. É um lugar de peregrinação, que recebe a visita de um grande número de turistas e nativos todos os anos. Parece um castelo onde todos têm a oportunidade de sentar-se e sonhar enquanto admiram a beleza da igreja. O destaque é a melhor vista panorâmica do monte bíblico Ararat. Dirigiremos para Echmiadzin — o lugar onde o único gerado desceu. Santo Echmiadzin é o centro espiritual de todos os armênios e um dos centros do cristianismo em todo o mundo. Retornaremos a Erevan parando nas ruínas do templo de Zvartnots — a pérola da arquitetura do século VII, declarado Patrimônio Mundial pela Unesco. Hospedagem em Erevan.
Dia 5: sábado
Erevan – Tbilisi (Geórgia): Café da manhã. Traslado direto de Erevan para Tbilisi. Verifique a estalagem no hotel. Tarde livre em Tbilisi.
Dia 6: domingo
Tbilisi: Café da manhã. Encontro com o guia local e início do tour clássico de Tbilisi. Hoje vamos explorar a capital do Geórgia, Tbilisi, com toda a sua beleza, com suas ruas estreitas, casas coloridas, varandas esculpidas, bairros antigos e excelentes amostras de arquitetura moderna. Nós começamos a turnê da Igreja de Meteji e curtimos a vista espetacular da Cidade Velha. Vamos percorrer as belas ruas estreitas e visitar os principais lugares de interesse na cidade. Depois, vamos desfrutar do magnífico panorama da Cidade Velha e passar pela antiga fortaleza de Narikala, e conheceremos o histórico banho de enxofre, de onde vem o nome da capital. Mais tarde, a visita do tesouro do Museu de História nos assegurará de que a Geórgia é realmente o país do famoso Velo de Ouro. Hospedagem no hotel.
Dia 7: segunda-feira
Tbilisi – Mtsjeta – Gori – Uplistsije – Kutaisi: Café da manhã. Partida para a cidade-museu de Mtsjeta, sede da Igreja Ortodoxa e Apostólica da Geórgia, declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Mtsjeta é uma das cidades mais antigas do país, capital do Reino da Geórgia a partir do século 3 a.C. até 5 d. C., e as igrejas que ela possui constituem um bom exemplo da arquitetura religiosa medieval no Cáucaso. Lá vamos visitar a Catedral de Svetitsjoveli (“Pilar que dá vida”) construída no século 11 — uma peça importante da história cristã — e o Mosteiro de Jvari (séculos 6 e 7), “Igreja de Santa Cruz” que guarda a cruz de madeira sagrada, que Santa Nino trouxe antes de Mtsjeta ser convertida para o Cristianismo. Vamos continuar a viagem para a pequena cidade de Gori, fundada por um dos maiores reis de Geórgia, David the Builder (1089-1125). É o local de nascimento do famoso líder soviético Joseph Stalin, nascido em 1878. Partida para a cidade de rocha de Uplistsije (literalmente “fortaleza do Senhor”), um dos assentamentos urbanos mais antigos da Geórgia e ponto-chave da famosa Rota da Seda pela sua posição estratégica. É um complexo esculpido em um alto banco rochoso próximo ao rio Mtkvari que contém várias estruturas, datando da Idade do Ferro até a Idade Média. Casas, templos, palácios, ruas e escadas esculpidas na rocha constituíam esta impressionante cidade inexpugnável até que no século XIII foi devastada pelos mongons e terremotos subsequentes, que contribuíram para o seu abandono. Hoje é um dos lugares de interesse mais visitados na Geórgia. Concluída a visita continuaremos a Kutaisi, a segunda cidade do país. Hospedagem em Kutaisi.
Dia 8: terça-feira
Kutaisi – Chardaji – Tbilisi: Café da manhã. Vamos dedicar a manhã para visitar Kutaisi e seus arredores. Vamos visitar a espetacular Catedral de Bagrati do século 11, que é a obra-prima da arquitetura medieval georgiana, e o impressionante Mosteiro da Virgem em Guelati, com seus belos afrescos em mosaico. Na Idade Média era o mais famoso centro educacional e era chamado de “Novo Athos” e “Nova Jerusalém”. Tanto a catedral como o mosteiro são declarados Patrimônio Mundial pela Unesco. Na aldeia de Chardaji vamos visitar a “adega de Yago”, onde vamos provar o único vinho BIO feito em Kvevri (cerâmica) de acordo com a tradição georgiana. O método de preparação de vinho georgiano está incluído na lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Você pode encontrar este vinho na famosa lista de vinhos exclusivos do Hotel Ritz em Londres. Retorno e hospedagem em Tbilisi.
Dia 9: quarta-feira
Tbilisi – Signagui – Gavazi – Tsinandali – Vardisubani – Telavi: Café da manhã. Hoje vamos explorar a parte mais fértil e pitoresca da Geórgia: Kajetia, que tem fronteiras com as grandes montanhas do Cáucaso na parte norte do vale Alazani, cujos picos ultrapassam 3.000 metros de altitude. Esta região é conhecida por ser o berço da viticultura e do vinho. Na terra rica, sob o sol ardente e com trabalho duro se desenvolveram cerca de 500 tipos diferentes de vinho na Geórgia. A história, a cultura e o modo de vida dos georgianos são personificados em seu vinho. Chegaremos à cidade de Signagui, “Cidade do Amor”. Vamos andar nesta pequena e bela cidade do século 18, que irá impressioná-lo com a sua incrível muralha antiga e pequenas casas de madeira, decoradas com varandas esculpidas e arquitetura tradicional. A partir daqui temos a vista espetacular do Vale Alazani e das montanhas do Grande Cáucaso. Então, vamos ver o Mosteiro de Freiras Bodbe (século 11) com o seu belo jardim, onde a padroeira dos georgianos está enterrada — Santa Nino, que trouxe o cristianismo para a Geórgia no século 4. Para o almoço vamos visitar uma família local, onde saborearemos os deliciosos pratos caseiros. Vamos visitar o Palácio de Tsinandali, que pertencia aos duques georgianos do século 19. Aqui está a primeira vinícola fundada por um dos poetas mais famosos e figuras públicas do século 19, Alexander Chavchavadze. No final vamos para a aldeia Vardisubani para aprender como jarros de barro são feitos, chamados “Kvevri”. À tarde chegada a Telavi. Hospedagem no hotel.
Dia 10: quinta-feira
Telavi – Lagodeji (Fronteira) – Kish – Sheki (Azerbaijão): Traslado para a fronteira da Geórgia e do Azerbaijão. Formalidades fronteiriças. Após as formalidades aduaneiras iremos de carro até Sheki, distante 150 km (2,5 horas). Chegada a Sheki. Visita à cidade de Sheki: vamos começar com o Palácio de Verão Sheki Khans, com seus magníficos afrescos e vitrais. Vamos visitar a oficina local dos vitrais “shebeke”, onde estão montados os famosos vitrais artesanais de Sheki, um caravançarai medieval que foi um dos os principais pontos de parada das grandes caravanas que percorreram a antiga Rota da Seda. Continue até a vila de Kish para visitar a igreja mais antiga da região do Cáucaso, que data do século 4. Hospedagem em Sheki.
Dia 11: sexta-feira
Sheki – Lahij – Shemakha – Maraza – Baku: De manhã visitaremos o bazar local, um show de cores e sabores em que podemos interagir com a população local. Partida para Baku, a 350 quilômetros, na qual faremos várias paradas. A primeira é uma visita à aldeia Lahij, localizada nas maiores montanhas do Cáucaso e famosa por seu artesanato de cobre recentemente incluído na lista de Patrimônio da Unesco. (A excursão para Lahij é feita apenas quando as estradas estão secas, por motivo segurança.) Outra parada será em Shemakha para visitar a mesquita de Juma e depois o Mausoléu Diri Baba escavado em uma pedra em Maraza. Chegada a Baku. Noite em Baku.
Dia 12: sábado
Baku – Gobustão – Baku: Hoje iremos a Gobustão, a 65 km de Baku, um museu a céu aberto de pinturas rupestres Patrimônio da Humanidade pela Unesco, antiga povoação do período neolítico. Continuaremos a 12 km para para ver vulcões ativos de lama. (A excursão para os vulcões só é operada quando as estradas estão secas.) Depois, à tarde, o seu passeio a pé guiado por Baku inclui a cidade murada medieval Icheri Sheher, com os seus becos estreitos, caravançarais históricos, mesquitas e o Palácio dos Shirvan Shas. Nós também vamos visitar o símbolo da cidade: a Torre da Donzela, do século 12, de onde podemos admirar as imponentes mansões dos magnatas do petróleo, construído no boom do petróleo de 1870-1914. Continuaremos pelo Beco dos Mártires com suas magníficas vistas sobre a baía de Baku.
Dia 13: domingo
Baku – Absheron – Baku: De manhã visita à península de Absheron, onde conheceremos Ateshgah, o “Templo da Chama Eterna” (Patrimônio da Unesco), construído no século 18 para as orações de zoroastristas viajando com caravanas comerciais através do Azerbaijão. Vamos continuar a visita com a fortaleza Mardakan, que fazia parte do sistema de defesa da península nos séculos medievais. Finalmente iremos em direção a Yanardagh, a “montanha de fogo” famosa por sua saída de gás natural. Retorno ao hotel e hospedagem.
Dia 14: segunda-feira
Baku: Café da manhã e, no horário programado, traslado ao aeroporto para pegar o voo de volta.
O pacote inclui
* 4 noites de hospedagem em Erevan (Armênia) com café da manhã
* 3 noites de hospedagem em Tbilisi (Geórgia) com café da manhã
* 1 noite de hospedagem em Kutaisi (Geórgia) com café da manhã
* 1 noite de hospedagem em Telavi (Geórgia) com café da manhã
* 1 noite de hospedagem em Sheki (Azerbaijão) com café da manhã
* 3 noites de hospedagem em Baku (Azerbaijão) com café da manhã
* 1 almoço em casa local em Kajetia (Geórgia)
* Guia falando espanhol (exceto dias de traslados)
* City tour em Erevan
* Mosteiro de Geghard, Templo Garn e Lago Sevan
* Mosteiro de Khor-Virap, centro espiritual Echmiadzin e ruínas de Zvartnots
* City tour em Tbilisi
* Tour nas cidades de Mtsjeta, Gori e Uplistsije
* City tour em Kutaisi
* Tour à adega de Yago na aldeia Chardaji
* City tour em Sheki com visita a Kish
* Tour à região da Kajetia, palácio de Tsnandali e aldeia Vardisbani
* Tour em Lahijm e visitas à mesquita de Juma e ao mausóleu Diri Baba
* Tour em Gobusão
* City tour a pé em Baku
* Tour em Absheron
* Traslados aeroporto/hotel em Erevan, Erevan/Tbilisi, Tbilisi/Kutaisi, Kutaisi/Telavi, Telavi/Sheki, Sheki/Baku e hotel/aeroporto em Baku
* Tickets
* 1 garrafa de água