Dia 1
Bishkek (Quirguistão): Chegada ao aeroporto de Bishkek. Procedimentos aduaneiros e reunião com a equipe do Quirguistão. Traslado para o hotel e alojamento (early check-in). Café da manhã no hotel. City tour em Bishkek: a Praça Central de Ala-Too, o Museu Histórico do Estado e a Mudança da Guarda de Honra, a Estátua de Lenin e o Parque Duboviy, a Praça da Vitória. Almoço em restaurante local. Excursão ao Parque Nacional Ala Archa, localizado a cerca de 40 km da cidade, no desfiladeiro do rio Ala Archa, cercado pelas montanhas do Quirguistão. Descanso no hotel.
Dia 2
Bishkek — Lago Issyk Kul — Karakol: Café da manhã no hotel. Às 9h, partida para Karakol (450 km, 10-11 horas com visitas). A rota passará pela costa norte do lago Issyk Kul — um dos maiores lagos alpinos do mundo, atrás do Titicaca. No caminho, parada em Cholpon Ata para visitar o museu de petróglifos ao ar livre (VII a.C – VI d.C). Almoço em restaurante local. Às 18h, a próxima parada é feita antes de chegar a Karakol: visitaremos o museu do famoso viajante russo N. M. Prjevalskiy — explorador das montanhas Tian Shan. Chegada a Karakol e acomodação no hotel.
Dia 3
Karakol — Djety Oguz — Chon Kemin: Café da manhã no hotel. Às 9h, visita panorâmica da cidade Karakol: Mesquita de Dungana, uma das construções de madeira mais atraentes da cidade. A mesquita foi construída em 1910 no estilo clássico chinês. A próxima visita é da Igreja Ortodoxa de Santa Trinidad (1876), que preserva uma das joias ortodoxas sagradas — ícone da Virgin Tijvina. Às 10h, partida para o Vale Chon Kemin (450 km, 8-9 horas com visitas). A rota passará pela margem sul do lago Issyk Kul. No caminho, visitaremos o desfiladeiro Djety Oguz, conhecido como o desfiladeiro de Ciete Toros, um lugar pitoresco que é famoso por suas formações rochosas de arenito vermelho, florestas de coníferas e prados alpinos. Parada em Kyzyltuu, onde almoçaremos em casa local. Às 18h, chegada a Chon Kemin e acomodação na Guest House. Jantar na casa de hóspedes. Descanso na GH.
Dia 4
Chon Kemin — Bishkek: Café da manhã na casa de hóspedes. Partida para Bishkek (260 km). Ao longo do caminho é feita a visita ao Complexo Arquitetônico “Torre Burana”, cidade criada no século X sobre outro povoado mais antigo e que foi a capital oriental do estado de Karakhanid nos séculos X-XI d.C. Almoço em restaurante local. Chegada a Bishkek e acomodação no hotel.
Dia 5
Bishkek — Dushanbe (Tajiquistão): Café da manhã no hotel. Traslado para o aeroporto de Bishkek para pegar o voo internacional para Dushanbe (de acordo com o horário do voo). Chegada a Dushanbe, a capital do Tajiquistão, formalidades alfandegárias e reunião com a equipe de Tajiquistão. Traslado para o hotel (check-in às 14h). City tour na cidade: o Museu da Antiguidade, que preserva uma das maiores estátuas de Buda no nirvana, e Museu de Etnografia. Excursão à fortaleza de Hissar, localizada a 30 km de Dushanbe — a antiga residência do bek, o governador geral de Emir de Bukhara. A fortaleza de Hissar um território histórico-cultural reservado, o Museu ao Ar Livre. Almoço em restaurante local. À tarde, passeio pela Praça Central, Praça e Parque de Somoni e Avenida Rudaki. Descanso no hotel.
Dia 6
Dushanbe — Lago Iskanderkul — Istaravshan — Khodjent: Café da manhã no hotel. Traslado para o Lago Iskanderkul (150 km, ~3 horas). Iskanderkul é o maior lago das Montanhas Fann, que se espalhou amplamente a uma altura de 2.200 metros acima do nível do mar. Almoço na casa local. Partida para Khodjant (230 km, ~6 horas com visitas). No caminho, parada para visitar a cidade Istravshan, cidade-museu ao ar livre, o centro antigo de comércio e artesanato e uma das cidades mais antigas da Ásia Central. Em 2002, Istaravshan comemorou o aniversário de 2.500 anos. Chegada a Khodjant e acomodação no hotel.
Dia 7
Khodjent — Check-Point Oybek — Tashkent (Uzbequistão): Café da manhã no hotel. City tour na cidade: visita a um dos maiores mercados da Ásia Central, o Palácio Arbob, a Mesquita e o Mausoléu de Muslihiddin (XVII-XIX), o Museu de Arqueologia. No passado, cientistas, poetas e escritores chamavam Khodjent de “a Coroa do mundo”. Almoço em restaurante local. Partida para a fronteira com o Uzbequistão (80 km, 2 horas). Despedida da equipe do Tajiquistão. Passagem de fronteira (800m a pé). Procedimentos aduaneiros. Encontro com a equipe do Uzbequistão. Partida para Tashkent, a capital do Uzbequistão (60 km, 1-2 horas). Chegada e hospedagem no hotel.
Dia 8
Tashkent: Café da manhã no hotel. Vamos visitar a parte antiga da cidade, Khasti Imom, incluindo Madraça Barak Kan, Madraça Kafal Shohi e Biblioteca, que fica na mesma praça e é importante porque nela está abrigado o “Alcorão de Usman”, original do século VII. Vamos continuar com as madraças de Kukaldosh e Abdulkasim, datadas dos séculos XVI-XIX. Também nos aproximaremos do mercado oriental de Chorsu. Almoço em restaurante local. City tour em Tashkent: o Museu de Artes Aplicadas,a Praça da Independência e da Eternidade, composta pelo Monumento da Independência e Humanitarismo, inaugurado em 1991, o Memorial da Segunda Guerra Mundial, que é a estátua em homenagem ao soldados da Segunda Guerra ou o Ezgulik Arch na entrada do Plaza; fontes da cidade e monumentos modernos, Praça da Ópera e Balé, Praça Amir Temur. Descanso no hotel.
Dia 9
Tashkent — Samarcanda (Trem Afrasiyab): Café da manhã no hotel. No horário programado, traslado para a estação de trem para pegar o trem de alta velocidade Afrasiyab (de acordo com a programação). Na chegada, excursão pela cidade de Samarcanda: Praça Registan, com a Madraça Ulughbek (século XV), Madraça Shir-Dor (século XVII), Madraça Tilla-Kori (século XVII) e Mausoléu de Guri Emir (tumba de Tamerlão, séculos XIV-XV). Almoço em restaurante local. Mesquita Bibi-Khonum, Bazar Siab. Descanso no hotel.
Dia 10
Samarcanda — Bukhara: Café da manhã no hotel. Continuamos com as visitas: o Complexo Arquitetônico Shakhi-Zinda (séculos IX-XV), Museu da antiga cidade Afrasiyab, Observatório Ulughbek (século XV). Almoço em restaurante local. Partida para Bukhara (295 km, ~5 horas). Chegada a Bukhara e acomodação no hotel.
Dia 11
Bukhara: Café da manhã no hotel. Começa a excursão em Bukhara: o Mausoléu do Samani, a nascente sagrada Chashmai Ayub, a Mesquita Bolo Hauz, a Cidadela Arca. Almoço em restaurante local. Minarete de Kalyan e Mesquita de Poi Kalyan, Madraça Miri Arab, Cúpula Toki Zargaron, Madraças de Ulughbek e Abdullazizkan, Cúpula Toki Telpak Furushon, Mesquita Magoki Attory, Cúpula Toki Sarafon, complexo arquitetônico Lyabi Hauz, conjunto de duas madraças e uma Khanaka, Chor Minor. Descanso no hotel.
Dia 12
Bukhara — Khiva: Café da manhã no hotel. Partida de carro para Khiva (500 km, 8-9 horas), atravessando o deserto de Kizil-Kum, que significa “as areias vermelhas”. Para ir de Bukhara a Khiva, cruzaremos o rio histórico Amu Dária (este rio ao lado do Sir Dária corre mais ao norte, marcando a fronteira com o Cazaquistão, sendo os únicos fornecedores de água do Mar de Aral). Lanche no caminho. Chegada a Khiva e acomodação no hotel.
Dia 13
Khiva: Café da manhã no hotel. City tour no Complexo Arquitetônico Ichan-Kala (séculos XII-XIX): Kalta Minor, Castelo Kunya Ark, Madraça Mohammed Rahim Kha, Minarete e Madraça Islom Khodja, complexo arquitetônico Tash Hovli (harém do século XIX), Mausoléu de Pahlavan Mahmud (séculos XIV-XVIII), Mesquita de Juma (século X), Madraça Allikulikhan. Almoço em restaurante local. Descanso no hotel.
Dia 14
Khiva — Check-Point Shavat — Kunya Urgench — Dashauz — Ashgabat (Turcomenistão): Café da manhã no hotel. Partida para a fronteira de Shavat (65 km). Despedida do guia uzbeque. Passagem de fronteira (800m a pé). Procedimentos aduaneiros. Encontro com o guia turcomano. Continuação da viagem até o Parque Histórico Kunya Urgench (125 km). As paredes da fortaleza de Ak Gala são as evidências da antiguidade e alguns mausoléus datam do século XIII-XIV: os magníficos Mausoléus de Turabek Khanym (esposa de Kutlug Timur), os Jorezmites Il Arslan, Tekesh e Sultan Ali. Famoso professor Sufi Nadjmeddin Kubra. Aqui vamos visitar o maior minarete da Ásia Central, com 62 metros de altura, que pertencia a Kutlug Timur. É um dos 60 minaretes construídos em tijolos na Ásia Central. Finalmente, você pode visitar o Portão de Ak Dash, que se acredita ser um portal do Caravanserai, e subir as Muralhas de Kyrk Molla, que ainda é um destino importante. Lanche em Kunya Urgench. Regresso a Dashauz (110 km) para apanhar o voo doméstico para Ashgabat, a capital do Turcomenistão (de acordo com a programação de voos). Chegada e hospedagem no hotel.
Dia 15
Ashgabat — Mary: Café da manhã cedo no hotel. Partida para Mary (350 km). No caminho, visitaremos as ruínas da Mesquita Anau e a cidade da Rota da Seda — Abiverd. Almoço em restaurante local. Chegada a Mary e partida para Merv (35 km) — Alexandria de Margiana (Unesco) —, a capital da próspera província de Margiana e o nó principal da grande Rota da Seda. Por muitos séculos a cidade teve boas relações comerciais com a Índia, China e outros países orientais. O núcleo do antigo Merv é Erk-Kala. Graças às muralhas derretidas, mas muito bem preservadas, elas se destacam entre outras fortalezas. Sua área total é de 20 hectares. A altura das paredes atinge 25-29 metros. No século 4 a.C., a cidade e toda a região de Margiana foram conquistadas por Alexandre, o Grande. Após a morte de Alexandre, o Grande, as terras de Margiana formaram parte do império do Seleusid. O maior progresso da cidade foi alcançado com a chegada dos seljúcidas. Como todos os países da Ásia Central, Merv foi destruída pelos mongóis. Tulijan, o filho de Gengis Khan, destruiu a cidade e uma livraria com 150.000 livros. Descanso no hotel.
Dia 16
Mary — Ashgabat: Café da manhã no hotel. Traslado para o aeroporto para pegar o voo doméstico para Ashgabat (de acordo com o horário do voo). Chegada e visita ao sítio arqueológico de Antiga Nisa (Unesco), que inclui a fortaleza de Antiga Nisa e Nueva Nisa, que foi fundada no século III a.C. e existiu até o século III da nossa era. Segundo os arqueólogos, a fortaleza de Nova Nisa era o centro da cidade dos Partos e existiu até o século XVI-XVII, enquanto a fortaleza de Antiga Nisa era a residência dos reis Partos. Almoço em restaurante local. City tour em Ashgabat: a Mesquita Turca de Ertogrul Gazi, o Parque da Independência, o Arco da Neutralidade, o Museu Nacional e a Mesquita-Mausoléu de Turkmenbashi. Descanso no hotel.
Dia 17
Ashgabat: Café da manhã no hotel. Traslado para o aeroporto para partida de regresso.
O pacote inclui
* Hospedagem em quarto duplo/twin (16 noites)
* Check-in antecipado no momento da chegada ao Quirguistão
* Refeições: 16 cafés da manhã + 14 almoços + 2 lanches + 1 jantar no Chon Kemin
* Chá e água nas refeições
* Serviços de transporte com ar-condicionado de acordo com o programa da excursão
* Ingressos para museus, monumentos e locais históricos
* Guia em espanhol para todas as excursões (guias diferentes no Quirguistão, Uzbequistão e Turcomenistão)
* Guia em inglês para todas as excursões no Tajiquistão
* Bilhete de trem Tashkent-Samarcanda (Classe Econômica) — conforme disponibilidade
* Voo doméstico Dashauz-Ashgabat (Classe Y)
* Voo doméstico Mary-Ashgabat (Classe Y)
* Mapa do Uzbequistão e souvernirs
* Taxas de turismo no Uzbequistão
* Suporte para visto uzbeque (se necessário)
* Suporte para visto turcomeno (carta de convite, registro e travel pass)