Portugal Small Group 2020 — 10 dias


Dia 1: 2 de fevereiro
Porto: Chegada no aeroporto do Porto e traslado ao Hotel. Check-in e restante do dia livre. Aproveite para começar a explorar a fascinante Cidade do Porto!! A cerca de 300 quilômetros de distância de Lisboa, ao Norte de Portugal, está o Porto, a segunda maior cidade e também uma das mais antigas do país. Situada à margem direita do Rio Douro, o destino encanta à primeira vista pela mistura do concreto das construções antigas com paisagens naturais de tirar o fôlego, pela história, gastronomia de primeira, atrações para todos os públicos e também pela receptividade com o turista. Andar pelas charmosas ruelas do Porto, inclusive, é como revisitar o passado. Ao caminharmos pelo calçamento de paralelepípedos e nos deslumbrarmos com tamanha beleza, sentimos o verdadeiro espírito do destino que, em 1996, teve o seu centro histórico reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco (basicamente, até os limites da Muralha Medieval).

Dia 2: 3 de fevereiro
Porto: Em horário a ser determinado, saída para Tour de meio dia pela cidade do Porto e Visita e Degustação a Cave Calém. Considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1996, a Cidade do Porto remonta ao século IV e é um dos destinos turísticos mais antigos a Europa. Não se conhece Portugal sem se visitar o Porto. A sua riqueza de arte, os monumentos, o famoso Vinho do Porto, as adegas de vinho premiadas e cores únicas desta cidade, são motivos muito válidos para rumar ao Norte do País.  Saímos do Hotel para percorrer a mais importante via da Cidade e também o Centro do Porto, a Avenida dos Aliados. Em seguida, conheceremos a Praça da Batalha, onde avistaremos a estátua de D.Pedro V. Em seguida, na Rua de Santa Catarina, veremos o famoso Café Majestic. Mais do que um café, este espaço conta a História do Porto. À medida que a nossa visita segue, a arquitetura da Cidade Invicta vai-nos deslumbrando a cada passo. Exemplo disso é a Estação de São Bento. Hoje interface de transportes ferroviários do Norte do País, Destaques para os seus mais de 20 mil azulejos que contam a história da evolução dos transportes. E não há Norte sem magníficas vistas, por isso seguimos até ao Miradouro da Serra do Pilar. Dali se avista toda a magnitude da Cidade, que quase nos parece um Postal. Em seguida, chegaremos a cidade vizinha: Vila Nova de Gaia. É hora provar os verdadeiros vinhos Portugueses, a Cave Calém. A marca Cálem distingue-se no mercado pela qualidade excepcional dos seus vinhos, consistência e pela sua secular história. As suas caves estão entre as mais reputadas do setor de vinícolas, apresentando-se como uma referência a nível mundial – Uma das caves mais visitadas do mundo. Seguiremos depois pela Praça do Infante em pleno centro histórico, em direção à Igreja de São Francisco e ao Palácio da Bolsa. É também imprescindível passar pela Torre dos Clérigos, o verdadeiro ex-libris da Cidade. Ainda maravilhados com a arquitetura desta cidade mágica, é imprescindível descer até à Foz do Rio Douro onde a ponte que o atravessa, as fachadas do outro lado do rio e as cores que se misturam no horizonte deixam claro porque não se pode visitar Portugal sem ir ao Porto. Ao final do tour, retorno ao Hotel e restante do dia livre para continuar a aproveitar esta linda cidade.

Dia 3: 4 de fevereiro
Porto: Após o café da manhã, saída para Tour de Dia inteiro pela Região do Douro e Visita a Degustação a Quinta da Pacheca. O Rio Douro e toda a sua envolvente levam-nos a verdadeiras relíquias do Norte de Portugal. Venha conosco numa viagem pelos principais pontos turísticos da história desta região. Partindo do Porto, onde o rio deságua no mar, passando depois pelas magníficas terras onde são produzidos os vinhos do Douro vai poder assistir a um cenário cultural e paisagístico, listado como patrimônio Mundial da Humanidade. Sairemos do Porto em direção a Amarante. Visita a Igreja de São Gonçalo que impõe um caráter religioso à Cidade e que se funde com a riqueza e diversidade dos seus elementos arquitetônicos. Visitaremos ainda o centro histórico de Amarante, que é destino obrigatório para quem viaja em busca de valores culturais. Saímos para a Régua, uma Cidade situada em Trás-os-Montes, junto ao Rio Douro, conhecida por ser a Região demarcada que produz o célebre Vinho do Porto, e que foi também a primeira região demarcada de produção vitivinícola a nível mundial. Uma vez em Régua, há que apreciar a beleza destas terras e visitar uma Quinta de Produção do Vinho do Porto. Está assim tomado o aperitivo que nos conduz ao almoço. Saímos depois em direção a Pinhão, para visitarmos a sua Estação Ferroviária. Construída durante o século XIX, é a mais bela estação do Douro, conhecida pelos seus azulejos que representam a produção de Vinho do Porto, num total de 24 painéis. Com quase três séculos de existência, a Quinta da Pacheca, localizada em Cambres – Lamego, é uma das mais conhecidas propriedades do Douro e onde são produzidos vinhos mundialmente premiados. Situada no Alto Douro Vinhateiro, a mais antiga região demarcada de vinhos do mundo e Património Mundial da Humanidade para a UNESCO, foi das primeiras a engarrafar com marca própria e valorizou desde sempre o peso das tradições, tendo em exposição um marco pombalino usado no séc. XVIII para demarcar a região do Vinho do Porto, que é dos poucos a terem chegado aos nossos dias. Com 57 hectares que se estendem até ao Rio Douro, a quinta está referida num documento de Abril de 1738 como “da Pacheca”, por ser pertença de D. Mariana Pacheco Pereira, mas foi já em 1903 que a produção vitivinícola ali ganhou maior impulso pela mão do novo proprietário, o aristocrata D. José Freire de Serpa Leitão Pimentel. Os vinhedos foram então reconstituídos e as castas foram ordenadas em talhões, prosseguindo a remodelação da quinta em 1916 com a construção de novos armazéns. Nasceram também 8 imponentes lagares onde, ainda hoje, são vinificados os vinhos da Pacheca, fruto de produções anuais limitadas de Vinhos do Douro D.O.C. e Vinhos do Porto somente de categorias especiais. A propriedade foi adquirida em 2012 pelos empresários Maria do Céu Gonçalves e Paulo Pereira, iniciando assim um novo ciclo de desenvolvimento e dinamismo. Ao fim do dia, retorno ao Porto e chegada do hotel.

Dia 4: 5 de fevereiro
Porto — Aveiro — Coimbra: Após o café da manhã, embarcaremos em uma viagem até à Beira Litoral, onde visitaremos a bonita Cidade de Aveiro, conhecida como a “Veneza portuguesa” com os seus canais. Vamos explorar toda esta costa nos típicos moliceiros (barcos tradicionais da região semelhantes a gôndolas de Veneza) e saborear os famosos ovos moles, um típico doce desta região. Por entre as salinas e o porto de pescadores, chegaremos à Costa Nova, uma Praia de casas cheias de cor, onde as ricas coloridas das fachadas se misturam na paisagem desta península situada entre a Ria de Aveiro e Mar.  Mais a Sul, chegaremos a Coimbra, Cidade dos Estudantes, onde se encontra uma das mais antigas Universidades do Mundo. Coimbra é atravessada pelo Rio Mondego e pincelada de História através dos seus magníficos monumentos. Chegada no hotel e check-in. Restante da tarde/noite livre para explorar a interessante Coimbra.

Dia 5: 6 de fevereiro
Coimbra — Fátima — Nazaré — Óbidos — Lisboa: Em horário a ser determinado, café da manhã e check-out. Saída para nosso dia inteiro de visitas antes de chegar a Lisboa. Começaremos pela intelectual Coimbra. Visitaremos sua Universidade, uma das mais antigas do Mundo ainda em funcionamento. É uma lição de história a não perder. E uma vez em Coimbra, não podemos deixar de conhecer a mítica Catedral de Coimbra. Conhecida como Sé Velha, este emblemático monumento é um dos edifícios de estilo romântico mais importante do País. Após, visitaremos o Centro Histórico da Cidade, pelas ruas estreitas que escondem histórias de amor de milhares de estudantes, e por onde entre aquedutos e jardins, nos deixamos também apaixonar por esta cidade única. Mas, já diz Diz o Fado que Coimbra tem mais encanto na hora da despedida, e é com essa sensação que seguiremos nossa viagem. Nossa próxima parada será na religiosa Fátima. Em Fátima, poderemos sentir o poder e força e da Fé. É um dos maiores e mais importantes lugares de peregrinação mundial, com mais de 5 milhões de visitantes por ano. Seu Santuário é um dos mais importantes santuários católicos do Mundo. Teremos a oportunidade de visitar o local onde apareceu Nossa Senhora aos pastorinhos em 1917. Depois desta importante visita, sairemos em direção à Costa, para conhecer a mais bonita Vila Piscatória Portuguesa, Nazaré. Por último vamos descobrir a adorável cidade murada de Óbidos, uma vila medieval agarrada a uma encosta. Poderemos provar o delicioso Licor de Ginja d’Óbidos, carinhosamente chamado de “Ginjinha” por muitos portugueses, e passearemos no Núcleo Histórico englobado dentro da muralha medieval. Terá, em tempos remotos, servido de refúgio a reis e rainhas que aqui procuram fuga e isolamento. Seguiremos nossa viagem em direção a Lisboa. Chegada, check-in no hotel e restante da noite livre.

Dia 6: 7 de fevereiro
Lisboa: Após o café da manhã, saída para Tour em Lisboa. Considerada uma das mais belas Cidades Europeias, Lisboa não se visita apenas. Sente-se! Sinta em cada uma das 7 Colinas, a presença de Luís de Camões, Fernando Pessoa e do Nobel da Literatura, José Saramago. Visitar Lisboa é sentir o Fado de Alfama, do Bairro Alto e da Madragoa. É provar as melhores receitas de Bacalhau e acompanhar com os melhores vinhos. Venha conosco conhecer os monumentos históricos e descobrir as vistas maravilhosas dos nossos miradouros. Quem conhece Lisboa, jamais esquece a luz que emana do Rio Tejo ao amanhecer, ou os coloridos pores do sol. Desde o Hotel sairemos pela Av Liberdade e seguiremos pela Praça dos Restauradores e Rossio. Chegaremos à Baixa Pombalina, onde se encontra o Elevador de Santa Justa, que desde 1902 liga a Baixa da Cidade ao Bairro Alto. Passaremos pela Catedral de Lisboa e pela Igreja Sto António (considerado o Santo Padroeiro e casamenteiro de Lisboa) porque a cidade é de colinas, subimos até ao Mirante Nossa Senhora do Monte (a vista mais bonita de Lisboa). Na colina mais alta, mostramos-lhe o Castelo de São Jorge onde vai desfrutar de uma vista quase panorâmica da Cidade.  Convidamo-lo depois a conhecer “Luís de Camões” na sua Praça que se encontra no Chiado. As ruas de calçada Portuguesa, as pessoas, os eléctricos, fazem desta zona da Cidade um dos pontos altos da viagem. Vamos também à Assembleia da República Sede do Governo Português, que se apresenta na Forma de Palacete. Em direção à Estrela vemos a Basílica. Descemos até ao Rio para ver a famosa Torre de Belém. É Monumento Nacional desde 1907. Ainda com o Rio como horizonte, vamos até ao Padrão dos Descobrimentos (Monumento das Descobertas). Atravessamos até ao Mosteiro dos Jerónimos – Património Mundial da Unesco, é uma obra prima da Arquitectura Portuguesa. Aqui vemos um cenário de história, através de uma soberba fachada de 300 metros. É considerado a epítome do estilo Manuelino. Para terminar a visita com cave de ouro, nada como visitarmos a Fábrica dos Pastéis de Belém, e claro, provar esta relíquia da doçaria Portuguesa. São tão deliciosos que a sua receita é mantida em segredo desde 1837! Retorno ao hotel.

Dia 7: 8 de fevereiro
Lisboa — Sintra — Cascais — Estoril — Cabo da Roca — Lisboa: Após o café da manhã, saída para tour a Sintra, Cascais, Estoril e Cabo da Roca. Venha conosco conhecer o Litoral de Lisboa, começando pela romântica e histórica Vila de Sintra, que se estende até ao Estoril e Cascais. Em tempos residências de verão dos aristocratas, são hoje pontos de passagem obrigatória quando se visita Lisboa. A paisagem a que se assiste durante o percurso não deixa ninguém indiferente, assim como o Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa. Embarque conosco nesta viagem, onde o levamos até Sintra. Esta histórica Vila considerada pela UNESCO como da humanidade encanta desde a chegada, através das paisagens que a rodeiam. Subimos até ao Palácio da Pena, Construído para ser observado de qualquer ponto do Parque da Pena, este Palácio resulta da criatividade de D. Fernando II e é o expoente máximo do romantismo do século 19 em Portugal. É a uma viagem no tempo que nos consegue transportar até à época em que lá viveram o Rei D. Carlos I e a Raínha D. Amélia, assumindo ela própria a decoração dos seus aposentos e que representam o esplendor dos veludos e do ouro da época assim como os materiais arquitectónicos utilizados. Passamos depois pela Quinta da Regaleira e Palácio de Seteais, hoje transformado num lindíssimo Hotel, mantém a traça antiga que transpira a história de todos os reinados que atravessou.  Continuamos pela Estrada Real, até ao Palácio de Monserrate. Deixamos Sintra, e vamos ao encontro de outras belezas. chegamos ao Cabo da Roca. Seria ousado da nossa parte descrevê-lo sem ser através das palavras de Luís de Camões: “Aqui…onde a terra se acaba…e o mar começa…”, escreveu o Poeta na sua obra “Os Lusíadas”. Este local, é a ponta mais ocidental da Europa e é um encontro entre a terra e o mar. Tem uma vista exuberante tanto do oceano como da Serra de Sintra. A vila piscatória de Cascais reinventou-se e tornou-se uma refinada estância à beira-mar e um dos destinos mais sofisticados da área de Lisboa. Situada a poucos quilómetros da foz do Tejo, encontra-se entre a soalheira baía de Cascais e a majestosa Serra de Sintra. A atmosfera marítima e requintada, que atrai visitantes o ano inteiro. Retorno a Lisboa.

Dia 8: 9 de fevereiro
Lisboa — Évora — Arraiolos — Estremoz — Lisboa: Após o café da manhã, saída para Tour pela região do Alentejo. Queremos levá-lo numa viagem pelo Alentejo.  Évora é a Cidade das grandes relíquias de uma Europa remota. Do templo à Catedral, respira-se história assim que se entra na sua principal Praça. Seguimos para Arraiolos, viajamos até à terra onde encontramos um dos mais belos e emblemáticos Castelos do mundo. É também a terra do artesanato por excelência, famosa pelos magníficos tapetes bordados em lã.  Estendemos o tapete até Estremoz. Considerada a “Cidade Branca”, reconhece-se ao longe pelo seu casario espalhado ao longo de uma colina e abraçado por velhas muralhas. De Lisboa atravessamos a imponente Ponte Vasco da Gama em direção a Évora. No Centro Histórico, marcado pela magnífica Praça do Giraldo podemos apreciar o traçado antigo das casas em volta, que marcam a forma como vive o Alentejo. Dali viajamos até à antiga Roma, para apreciar as colunas do Templo de Évora, que é um dos pontos turísticos mais famosos da Cidade. Seguimos para a Sé de Évora. Também conhecida como Basílica de Nossa Senhora da Assunção e feita de granito, é também a maior Catedral Medieval do País. Continuamos a caminhada até à Capela dos Ossos. Esta extraordinária obra, feita a partir de 5 mil ossos humanos, foi construída em memória do Senhor dos Passos e representa o sofrimento de Cristo na sua caminhada com a cruz até ao calvário. A próxima parada é me Arraiolos Conhecida pelos seus famosos tapetes de lã feitos à mão e pelas terras do montado, esta Vila onde imperam o branco e azul das típicas casas, deslumbra à primeira vista. É imperativo conhecer o seu Castelo. Considerado um um dos mais belos e emblemáticos do mundo, esta estrutura da Idade Média encontra-se no cimo do monte de São Pedro, proporciona uma vista 360 graus sobre a planície alentejana. Seguimos a planície até Estremoz. Local de trabalho árduo nas vinhas, olivais e extração de mármores, é um local de paz quando prolongamos o olhar pelos extensos olivais e vinhas.  A forma harmoniosa e simétrica faz lembrar as linhas dos cadernos pautados, onde se escreve a história desta Cidade Branca. Rumamos a Lisboa, depois de um dia tranquilo, com a Planície Alentejana a indicar o caminho de volta.

Dia 9: 10 de fevereiro
Lisboa: Café da manhã. Dia livre para curtir a cidade.

Dia 10: 11 de fevereiro
Lisboa: Em horário a ser determinado, traslado ao aeroporto para embarque em voo com destino ao Brasil.

O pacote inclui

* Passagem aérea desde Porto Alegre
* 9 noites em hotéis 4* com café
* Todos os traslados e deslocamentos
* Todos os passeios mencionados
* Small Group (máx. 20 pessoas)
* Seguro viagem US$ 60 mil